quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como levar os Dólares?

Dinheiro em espécie x Travel card x Cartão de Crédito

Qual dos três é a melhor opção para viajar?
Resposta: os três, de acordo com o perfil da viagem, e principalmente seu perfil.
No Meu caso preferi utilizar os dois primeiros em detrimento do terceiro, uma vez que o retorno da viagem seria em janeiro. Mês em que começa a carga tributária no país IPVA, IPTU, Seguros, Matrículas e Material Escolar, etc. 
Queria retornar com lembranças e não dívidas.

Comprar moeda estrangeira no País
Existem duas formas de comprar, uma é nas casas de Câmbio, outra na sua Agência Bancária.
Alguns países exigem uma quantia mínima em espécie para permitir a entrada em suas fronteiras. Portar dinheiro em espécie é bom para gastos corriqueiros, como lanches, mercados, transportes e ainda permite uma contenção (o famoso dinheiro contado). A desvantagem é a segurança, pois se leva tudo na carteira ou deixa no cofre do hotel ou, ainda, na mala com cadeado no quarto.
                                                   

Cartões de Viagem Pré-pagos
Outra opção interessante é utilizar os Cartões de Viagem Pré-pagos oferecidos em casas de câmbio, ou do banco. Funcionam como um cartão de telefone “pré-pago” em que se compram créditos na medida de sua possibilidade, e permite a utilização em quase tudo. Para clientes de bancos permite ainda ligar para seu gerente e solicitar recarga de créditos. As desvantagens são o câmbio desfavorável na hora de se desfazer do saldo restante e a outra disponibilização de créditos antes de viajar.
Veja mais informações
Casa de Câmbio

Cartões de Crédito Internacional
Hoje em dia praticamente todos os cartões de crédito emitidos são internacionais, mas para tirar a dúvida basta ler o que está escrito no próprio cartão. A compra com o cartão é idêntica em todos os lugares do mundo. Não se esqueça de desbloquear seu uso para as viagens internacionais por motivo de segurança. Os benefícios do cartão são muitos: grande limite para uso, possibilidade de parcelamentos, segurança, ampla rede de estabelecimentos. Há ainda a pontuação nas milhas ou programas de benefício.
Com relação às desvantagens, a maior delas passou a ser a tributação do IOF: 6,38% sobre as compras. Outro problema é variação cambial: a conversão não é feita não momento da compra, mas sim no fechamento da fatura, o que gera um risco – você pode pagar mais ou até menos pelo que comprou.
Calcule no site abaixo quanto você vai pagar de imposto
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/03/28/calculadora-mostra-quanto-imposto-se-paga-em-compras-com-cartao-no-exterior.jhtm
No meu caso, nos meses que antecederam a viagem zerei o cartão de crédito e não realizei nenhuma compra no Brasil para pagamento na fatura posterior a viagem.

Cumpri minha meta trouxe lembranças e não dívidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário