terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seguro de Viagem


Quando pensamos em viajar, seja a passeio ou a negócios, nunca pensamos em acidentes.

Mas cuidado, há perigo na esquina! Imprevistos desse tipo são mais comuns do que se imagina, e uma simples dor de dente pode significar despesas extras de centenas de dólares.

A Assistência de viagem/Seguro viagem são itens básicos e devem estar presentes em todas as viagens, seja a passeio ou a negócios, pois ela pode evitar danos materiais, evitando muitos transtornos. Para se ter uma ideia uma simples visita de um médico ao hotel nos Estados Unidos não sai por menos de U$ 150, um raio X na França custa 350 euros, uma cirurgia inesperada de apêndice pode chegar a U$ 15.000, um braço quebrado pode chegar a U$ 20.000.
Em uma viagem tudo pode acontecer, o viajante esta sujeito a mudanças drásticas de temperatura com as quais não esta acostumado que podem causar desidratação num extremo ou pneumonia noutro, a alimentação diferente pode causar desde uma simples dor de barriga até uma infecção intestinal e, uma simples picada de um inseto local pode causar uma severa alergia.
Para se sentir mais tranquilo e protegido, uma boa opção são os seguros-saúde internacionais que, por uma quantia que pode variar de dezenas a centenas de dólares, garantem cobertura para alguns imprevistos. Mas é preciso ficar de olho, para não pagar o seguro ficar sem atendimento. Veja algumas dicas:
1) Em primeiro lugar, especialmente se a viagem for longa, faça um check-up e um exame odontológico para conhecer suas reais condições de saúde.
2) Se você já tem plano de saúde, informe-se sobre as condições necessárias para estender o benefício para o exterior, mas fique atento a todas as cláusulas do contrato: nem sempre a cobertura internacional será a mesma do Brasil.
3) Se o seu seguro não tem cobertura para o exterior, ou se as condições não lhe parecerem favoráveis, informe-se na agência de viagens sobre os planos oferecidos, pois muitas oferecem este serviço de forma opcional, com coberturas ilimitadas, atendimento hospitalar com acompanhante, repatriação ao país de origem, assistência odontológica, legal e outros benefícios.
4) Se o dinheiro não estiver sobrando para fazer um seguro completo, converse com seu médico e com sua família sobre as principais coberturas necessárias: doenças infectocontagiosas, fraturas ou apenas hospitalização? Escolha as prioridades.
5) Informe-se no PROCON de sua cidade sobre a idoneidade das empresas e busque referências, de preferência com pessoas conhecidas que já tenham contratado e utilizado o serviço em suas viagens. Não faça escolhas sem estar muito bem informado, pois nem sempre é fácil exigir seus direitos em outro país, tendo como garantia apenas o seguro feito por uma empresa desconhecida.
6) Exija que o contrato esteja escrito na sua língua, e leia-o atentamente. Observe as localidades cobertas pelo seguro, os preços, as condições e o prazo. Há diversos detalhes nestes contratos que podem provocar surpresas se não forem observados.
7)Durante a sua viagem, leve sempre com você toda a documentação necessária para acionar o seguro, e também os endereços onde pode procurar a empresa seguradora ou seus representantes.
8) Como, em geral, estes seguros funcionam por sistemas de reembolso, guarde com cuidado toda a documentação de eventuais consultas e/ou tratamentos, para garantir o cumprimento do que foi estabelecido no contrato.

Veja abaixo duas opções de Agência ou sites de seguro de viagem

BOA VIAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário